30.6.05

Meia hora

De uma hora para outra ele resolveu. Andava deprimido pelas dívidas, por ter se dado conta de que o excesso de cerveja não preeenche determinados vazios, pelo fato de não prover a casa de maneira convencional - não mais. Ensimesmado como andava, imerso em pensamentos circulares e cumulativos, daqueles que aumentam a paranóia de maneira rápida e gradativa, se levantou, tomou um banho, ligou para um amigo e abriu o guarda roupa. O roupeiro ficava no quarto que era seu, no qual dormia com ela - sempre com a tv muda ligada - antes do tudo-que-aconteceu. Agora descansava no quarto da pequena, a filha, de quem três dias antes se queixou de nunca ter recebido um abraço. Puxando pela memória, tal imagem não surge mesmo de imediato. Mas não única e exclusivamente por dificuldade dela. A família era orgulhosa, tinha problemas com sentimentalismos. Do guarda-roupa tirou grande parte de suas vestes. Camisas, regatas, bermudas, calças, cintos, cuecas e meias. Do banheiro levou desodorante e perfume. Alocou tudo numa mala. Fechou o zíper. E despercebido até então, surgiu entre a sala e a cozinha para esperar o amigo, que não demorou a chegar. Abriu a porta. Andou sem dizer nada. Voltou. Olhou para a esposa, a filha, e o vazio do que dizer. Disparou: "Essa casa não precisa mais de marido ou pai". Deu as costas. Levou a bagagem até o elevador. Tentou voltar, mas o orgulho era tanto que só conseguiu soltar as palavras do hall. "Resolva a dívida do agiota na sexta-feira", não dizendo com que dinheiro. Sim, porque não havia dinheiro. Não havia mais o que dizer. Não havia o impacto da surpresa. Simplesmente aconteceu. E pronto.

Impassível, a mulher fechou a porta. Chorou três lágrimas. Comunicou ao filho desatento, lamentou com a vizinha, que assegurou que homem só servia pra cama, chorou mais três lágrimas e respirou. A família havia se fragmentado no espaço de meia hora.

10.6.05

Neurastenia

1 Rubrica: psicopatologia. perda geral do interesse, estado de inatividade ou fadiga extrema que atinge tanto a área física quanto a intelectual, associado esp. a quadros hipocondríacos e histéricos ;

2 Derivação: por extensão de sentido. Uso: informal. disposição irritadiça, pessimista; azedume, neura.

9.6.05

Impaciente

Todo dia ela faz tudo sempre igual. E não é como na música. A impaciência grita, aflinge, como se de uma hora para outra resolvesse cuspir todas as frustrações de uma vida. E não adianta fingir conformidade, parcimônia ou se fazer de coitadinho. Ela é crítica, devassa, assertiva. Não adianta dizer que sente muito por todos os problemas e que não queria estar deprimido, ela simplesmente se coloca ali, estática, altiva, achando como quem não se satisfaz com pouco e pouco se importa com o contexto.

E nem pense em gritar, dizer que a agonia é tanta que precisa arrancar essa mazela de si. O fato é que se alguém protesta nesse espaço de latência, nesse saco-sem-conteúdo, nesse você-com-agonia-dentro, é ela. É a impaciência que domina, que perturba, que lateja. É ela que te deixa mais ensimesmado, que te aumenta a vontade de fugir desse dentro e se colocar a sós com a pureza numa praia deserta. A vontade é de sonhar sem protesto.